Luísa Costa Gomes


Na terça-feira passada, 12 de Dezembro, contámos com a presença da contista, dramaturga, tradutora, cronista e responsável pela revista FICÇÕES, Luísa Costa Gomes, que dinamizou uma oficina de escrita. Em breve, disponibilizaremos, aqui, alguns dos textos produzidos.

Pede um desejo imenso | Frederico Lourenço


A triologia de Frederico Lourenço, inaugurada por Pede um desejo imenso e continuada em O Curso das Estrelas e À beira do Mundo tem como fundo narrativo a história que liga Nuno e Filipe.

No primeiro volume, cujo título é devedor de um belo verso camoniano. Desenha-se uma história de amor passada num ambiente universitário, mostrando que também aí há intrigas e maledicência. Habilmente, o jovem autor traz para a cena literária a questão da homossexualidade, abordando a questão com sobriedade e naturalidade.

A continuação da saga perde algum interesse no segundo volume, pois o narrador, para contextualizar o primeiro romance, desvia-se um pouco do eixo matricial.

Já em À beira do Mundo, Frederico Lourenço recupera o fôlego inicial e, desta feita, transporta, a ambiência universitária para a cidade dos Arcebispos.
Estas três obras, agora publicadas em um só volume, valem enquanto um todo e ajudam o leitor a entrar num ambiente onde se misturam sentimentos fortes com referências de qualidade académica a grandes autores como Camões e Homero.
Fica-nos a vontade de saber mais sobre Nuno.

Amor de Perdição | Camilo Castelo Branco

Amor de Perdição(Filme de Manuel de Oliveira,1978)


O livro de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, trata da história de amor de Simão António Botelho com Teresa de Albuquerque.
Este livro desperta um certo interesse desde o início da história devido á forma como é narrada. Os amores proibidos de Simão e Teresa servem de cenário a um drama que pode ser ilustrado pela seguinte frase: “Amou, perdeu-se e morreu amando”.

Sandra Sousa
Amor de Perdição Camilo Castelo Branco