Pede um desejo imenso | Frederico Lourenço


A triologia de Frederico Lourenço, inaugurada por Pede um desejo imenso e continuada em O Curso das Estrelas e À beira do Mundo tem como fundo narrativo a história que liga Nuno e Filipe.

No primeiro volume, cujo título é devedor de um belo verso camoniano. Desenha-se uma história de amor passada num ambiente universitário, mostrando que também aí há intrigas e maledicência. Habilmente, o jovem autor traz para a cena literária a questão da homossexualidade, abordando a questão com sobriedade e naturalidade.

A continuação da saga perde algum interesse no segundo volume, pois o narrador, para contextualizar o primeiro romance, desvia-se um pouco do eixo matricial.

Já em À beira do Mundo, Frederico Lourenço recupera o fôlego inicial e, desta feita, transporta, a ambiência universitária para a cidade dos Arcebispos.
Estas três obras, agora publicadas em um só volume, valem enquanto um todo e ajudam o leitor a entrar num ambiente onde se misturam sentimentos fortes com referências de qualidade académica a grandes autores como Camões e Homero.
Fica-nos a vontade de saber mais sobre Nuno.

Nenhum comentário: