FERNÃO LOPES | apoio

FERNÃO LOPES

A grandeza de Fernão Lopes como historiador consiste, principalmente, na visão multifacetada que abrange os aspectos colectivos da vida nacional e que lhe permitiu transmitir-nos o fresco global de uma época, em vez de simples narrativas de aventuras individuais vistas segundo a ideologia cavaleiresca, como as que nos apresentam outros cronistas medievos. Graças a esta superioridade de visão, possuímos hoje um precioso relato de conjunto da grande crise social que marcou em Portugal a passagem da Idade Média para os tempos modernos.

O único cavaleiro que sai engrandecido e certamente idealizado das páginas de Fernão Lopes - Nuno Álvares Pereira - é gabado pelo seu patriotismo, pela sua sabedoria, pelo seu respeito perante casas e propriedades dos vilãos, pela sua castidade - por qualidades em que ele contrasta com os cavaleiros do seu tempo, e fazem dele, aos olhos do cronista, o modelo do cavaleiro cristão, ao serviço de Deus e do povo.

A característica fundamental da arte de Fernão Lopes é o seu poderoso visualismo: todos os seus recursos de escritor, amigo da veracidade e da clareza, tendem a mostrar-nos a coisa certa e como se passou. O melhor do seu estilo, sempre apropriado à narrativa, é empregado nisso. Através do diálogo em actos, presenciamos as figuras, determinamos os seus rasgos distintivos, o seu típico físico e moral.

É porém na descrição das multidões que Fernão Lopes atinge alturas a que nenhum escritor português chegou até agora. O quadro das arruaças de Lisboa, por ocasião da morte do Andeiro; o comportamento da multidão cheia de amor pelo Mestre e manobrada pelo velho e prestigioso Álvaro Pais; o místico e ardente desejo que a invade de ter um rei, escolhido pelo seu próprio afecto; as heroicidades e atribulações do cerco de Lisboa, tudo isto é duma intuição prodigiosa e descrito com um poder de simpatia e num colorido inigualável.

Conceito de História para Fernão Lopes

- relato objectivo da verdade na sua natural simplicidade;
- livre de qualquer parcialidade gerada por um excessivo amor pátrio (não inventando façanhas nem ocultando desastres);
- com a certeza obtida através da séria investigação (pondo de parte tudo o que não pode ser provado através de documentos).

Nenhum comentário: