Projecto Educativo do TNSJ

Ontem, o 10.ºE (Literatura Portuguesa) recebeu Luísa Portal, Relações Públicas do TNSJ, a fim de pensar na exposição final. Dia 15 de Maio já está marcado na nossa agenda!
 Depois da conversa - e do aguçar de curiosidade para a Antígona de Sófocles e de António Pedro - fomos até à EBI/JI da Corujeira. Apesar de se tratar de uma visita surpresa, as Corujinhas estiveram muito bem (como sempre!).


O Teatro Nacional São João, no âmbito do seu projecto educativo, desenvolve ao longo da temporada 2009/10, o projecto As Escolas no Teatro




Projecto de interacção dos universos escolar e teatral, pretende aprofundar o olhar e intensificar a experiência de fruição dos espectáculos, criando espectadores mais conhecedores, mais activos, mais críticos. Ao longo de toda a temporada, o TNSJ propõe às comunidades escolares que invistam a experiência adquirida com a frequência dos espectáculos na realização de projectos de expressão plástica ou escrita, que serão depois objecto de uma exposição a realizar nos meses de Maio e Junho. Todo o projecto é desenvolvido segundo uma matriz de responsabilização e autonomia de projecto por parte dos participantes. Pretende-se, antes de mais, estimular a utilização do TNSJ enquanto instrumento de enriquecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas em cada escola. Preparar em conjunto a vinda ao Teatro, utilizando os meios que o TNSJ coloca à disposição (visitas ao Teatro, conversas com artistas, espólio do Centro de Documentação) e partindo de um princípio de posicionamento activo perante os objectos artísticos experimentados: procuramos um paradigma que trata todos como agentes maiores de uma relação. (daqui)

Nenhum comentário: