Questões linguísticas....


FÓRMULAS ESTILÍSTICAS 

Plural de modéstia:

Trata-se do  emprego dos verbos e pronomes na 1ª pessoa do plural (nós) em substituição da 1ª pessoa do singular (eu), como tratamento de humildade e proximidade com os leitores e ouvintes.  Frequente nos oradores dos mais diversos quadrantes ou em trabalhos científicos. Com esta fórmula linguística cria-se o efeito de expressão de um pensamento colectivo, suavizando o modo impositivo das afirmações.

Ex: Queremos, com isto, dizer que é nossa intenção fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver o problema.

Plural majestático: 

Fórmula idêntica ao plural de modéstia. Há contextos em que este uso da 1ª pessoa do plural, que se pretende de proximidade, é preferentemente tomado como sinal de engrandecimento e elevação de quem o usa. O adjectivo “majestático” reporta-se à Idade Média, ao monarca que falava em nome da Nação e era a única voz com legitimidade para usar da palavra em nome de todos. A este plural também se chama, actualmente, “plural de modéstia”.

Ex: Nós, por graça de Deus rei de Portugal, declaramos ser nossa vontade aqui mandar erigir um templo que testemunhe esta nossa grande vitória.

Fórmulas de cortesia 

Imperfeito de cortesia: produz o efeito de distanciar cortesmente um pedido ou uma pergunta. (Queria um café, por favor.)
Terceira pessoa de cortesia: requerimentos dirigidos a pessoas de hierarquia superior (Palmira … solicita … / pede que lhe …)

A este propósito...


Nenhum comentário: