Hedda [documentação]


thea: Querias acabar com o quê? Com o livro ou com o Eilert? Quem é que era o alvo a abater? A escrita ou a pessoa? O pai ou o filho? Era eu? Queres voltar atrás?
hedda: Voltar atrás?
thea: Se gostavas, se é disso que precisas? Tomar outras decisões, voltar atrás, é por isso? Queres estar no meu lugar? Queres sair daqui? Queres ir passear? Andar de
comboio? Não queres estar casada? Não queres gostar? Não gostas? O que é que
queres? Queres ser como eu? Queres ser o contrário de mim? Não sabes o que queres?
Tens inveja? Tens medo do que está para a frente? Queres ser o quê? Queres parar?
Queres disparar? Queres ir para longe? Estar longe das pessoas? Sair desta casa?
Queres o quê? Hedda.
hedda: Tantas perguntas…
thea: Queres que eu continue?
hedda: …E nem uma interessa. Nem uma dessas perguntas interessa.
thea: Qual é a pergunta então?
hedda: Porque é que não gostas de mim?
thea: Como?
hedda: Porque é que não gostas de ninguém?
thea: Estás a falar comigo?
hedda: Desde o princípio até ao fim. Fundamentalmente. É esse o meu percurso. É para isso. É por isso. Sou eu que conto a minha história. Mais ninguém. Sou eu que escolho as palavras. Aprende comigo. Vê ‑me a fazer. Talvez um dia sejas capaz. De escrever as tuas próprias palavras.

José Maria Vieira Mendes – Hedda

Mais aqui.

Nenhum comentário: