Amor de Perdição - [menina coração]



Cara menina Coração:
        Desde os meus quinze anos que prometi o meu coração a um rapaz meu vizinho. Amo e sou amada por ele, contudo as nossas famílias estão desavindas. O meu pai não me compreende e quer que eu me case com meu primo Baltazar. Diz-me ele que com o tempo vou amá-lo. O meu pai até me disse: « minha querida filha, que a violência dum pai é sempre amor. ». Ontem, meu querido pai disse-me:
        « - Hás de casar! - Quero que cases! Quero!... Quando não, amaldiçoada serás para sempre, Teresa! Morrerás num convento! Esta casa irá para teu primo! Nenhum infame há de aqui pôr pé nas alcatifas de meus avós. Se és uma alma vil, não me pertences, não és minha filha, não podes herdar apelidos honrosos, que foram pela primeira vez insultados pelo pai desse miserável que tu amas! Maldita sejas! Entra nesse quarto, e espera que daí te arranquem para outro, onde não verás um raio de Sol.»
        Cara menina Paixão, o que devo fazer?
        Ass.: Teresa
        Tarefa:
        Elabora duas possíveis respostas à carta da menina Teresa, pondo-te na pele da “Menina Coração”. Uma imaginando-te na época em que decorre Amor de Perdição, outra, nos dias de hoje.


PASSADO

Primeiramente, tenho a dizer-te que vives enclausurada num verdadeiro dilema interior. Ora seguirás o teu coração, esquecendo assim, os interesses de teu pai. Ora, bastante mais racional, decides aceitar todas as ordens e conselhos que teu pai te dá e esquecer de vez esse rapaz por quem te apaixonas-te desvairadamente.
Teresa , peço-te acerrimamente que penses em ti acima de tudo, pensa e sê realista… pensa que o teu pai, embora ríspido, quer especialmente o teu bem, preservando assim o teu futuro ao lado de teu primo Baltasar. Este que sempre te respeitou e que por ti nutre um grande carinho e apreço. O teu primo dar-te-á  todos os regalos que necessites e com ele terás certamente um futuro assegurado.
Tens que seguir as vontades do teu pai, não deixes que a fugacidade dessa paixão aniquile os  laços de sangue com o teu pai… o pai que quer essencialmente o teu bem-estar e a tua felicidade.
Peço-te que não penses com o coração mas sim com a frieza e racionalidade da tua cabeça, ponderando o facto de esqueceres esse rapaz que só te trará infortúnios. Deixa que o teu primo consiga chegar ao teu coração, mostrando-te todas as suas qualidades para que assim possas encontrar a felicidade ao seu lado.
Sem mais nenhum assunto,
A tua sempre amiga,

“Menina Coração”.

 HOJE:

Considerando-me tua amiga e lutando principalmente pela tua felicidade ao lado de quem mais amas na vida, neste caso, o Simão,  aconselho-te a que nunca te subestimes na tua condição de mulher porque deves sempre seguir as tuas crenças e aquilo que te conduzirá à realização. Se assim o não fizeres, serás eternamente uma mulher  vazia e triste, subestimada pela sociedade, mais concretamente pelos interesses de teu pai que revelam uma atitude egoísta e possessiva, tratando-te como um bloco de gelo sem capacidade de escolha.

Deves acreditar na força incondicional do teu Amor, pensando sempre que só ao lado do Simão é que viverás a felicidade em pleno. Mesmo que para isso, tenhas que esquecer todas as ordens que teu pai te dá, mesmo que tenhas que abnegar os ideais que ele fantasiara para ti. Não podes casar com o teu primo Baltasar, se não é ele que tu amas… e nunca ele te conduzirá à felicidade!

Não deixes que o teu pai interfira na tua vida, ao ponto de te limitar as decisões. Pensa que tens que seguir o que o teu coração te verbaliza e que só assim poderás desfrutar desse Amor, dessa pureza de sentimento. Nunca te esqueças que podes não mais encontrar alguém como o Simão e esse eco vai  perpetuamente insubordinar a tua índole, na medida em que irás pensar que foste influenciada por terceiros e não admitiste as tuas próprias convicções. Por isso, aconselho-te a que lutes por este amor e que o vivas em absoluto com Simão, só ele te fará verdadeiramente feliz!

Sem mais nada a acrescentar,
A tua amiga,

“Menina Coração” / FILIPA MIGUEL


ONTEM

Olá menina Teresa, estou aqui para te ajudar nesse teu momento difícil de escolha.
Sei que deves estar confusa, mas aconselho-te a seguir o que o teu pai disse. Sabes que se não fizeres isso terás as piores consequências.
É melhor esqueceres a tua paixão pelo Simão e aceitares a ideia de te casares com o teu primo Baltazar. Ele dar-te-á felicidade e a paz que precisas. Podes pensar o contrário mas daqui a algum tempo vais dar-me razão.
És muito nova para estares a entrar em batalhas com o teu pai, tens de compreender que os homens mandam sempre em nós, pois eles nasceram com esse poder. Não te esqueças que o Simão é da família inimiga, por isso irias prejudicar a tua família perante a sociedade, lembra-te que tens uma reputação a manter. Sabes o que as pessoas do povo iriam falar? De ti, da tua história de amor com o Simão e isso não pode acontecer, sabes que o teu pai não ia gostar.

Espero que não tomes as decisões erradas e que me contes o que vais decidir, pensa no que te disse.

                                                Beijinhos, Menina Coração

HOJE

Olá, Teresa, que notícias tão más que me estás a contar…
Deves estar numa situação complicada, pois estás entre dois amores, o Simão e o teu pai. Sabes que respeito muita a relação com os nossos parentes, pois eles deram-nos toda a nossa educação, toda a nosso vida é por eles. Mas, estás a chegar à situação em precisas de “voar”, como todas as jovens passam por isso. Aconselho-te a falar com o teu pai, para ele perceber que tu é que escolhes o teu verdadeiro amor, que não é pelo teu primo Baltasar. Fala sobre o Simão, fala como ele é bom para contigo, diz que a história da família inimiga já passou, já foi há muito tempo e este acontecimento pode originar um novo começo de paz entre as famílias.
Se o teu pai não ceder, acho que deves ir por outro caminho, o mais dificil. Tenta arranjar um voo barato para um país longe com o Simão, sim, estou a dizer para fugires de casa e recomeçares a tua vida noutro sítio, depois podes regressar e podes ter um pai mais calmo e que tenha percebido que a tua cara metade é o Simão.

Não faças nada que te arrependas no futuro e nunca te esqueças que tu é que comandas a tua vida, as pessoas que estão à tua volta, só te amparam quando estás a precisar de uma ajuda, como é a minha função.
                                                                            Beijinhos, Menina Coração / Ana Raquel Serafim

 
Passado:

Querida Teresa:

Teresa,  faz o que teu pai te diz, casa com teu primo Baltazar, pois se não casas com ele não poderás casar com mais ninguém. O teu pai não vai permitir esse namoro com o teu amado, porque teu pai e o pai dele são grandes rivais: deves honrar o nome da tua família.
Além do  mais é o teu pai quem manda em ti e, se não fazes o que ele te manda,  morrerás enclausurada num convento.

HOJE

Querida Teresa

Se queres realmente seguir o que  teu coração te diz, ama quem te ama, pois deves procurar o caminho da tua felicidade.Se for preciso fugir, então que assim seja, foge para bem longe com o teu amado, pois não é pecado fugir quando é por amor e se trata de encontrar a tua felicidade.
Nos dias que correm tudo é possível, a esperança é a última a morrer.
Por isso faz aquilo que o teu coração segreda,

   Beijinhos, Menina Coração /  Tiago Sousa

Nenhum comentário: