O que é uma palavra? | Vergílio Ferreira




O que é uma palavra?

(...) - Rede aérea de sons, a mais frágil produção do  homem, ela resiste mais do que a pedra e o aço. (...) Pensemos agora na espantosa estrutura de  toda uma língua para medirmos bem o milagre da sua  resistência.

     (...)Concluímos  daqui que a língua constitui uma rede fechada sobre si, um tecido de malha que as leis da língua tecem  um quadriculado de palavras sobrepostas ao que chamamos «mundo real». Não há portanto um mundo  traduzido em palavras, mas um mundo de palavras  a esse real. Porque cada língua tem as suas  seu modo de ver a realidade, o seu modo de a pensar. Assim mudar de língua é mudar de mundo e não podemos  pensar que essa língua traduz o mundo  porque teríamos tantos mundos quantas línguas e seria estulto admitir que essas línguas o traduzem na real realidade que é a dele. (...)

     Ninguém pode sair das fronteiras da língua, a objectividade da razão está na rede que uma língua teceu.  As palavras vivem por si, pensar é articular um sistema de vocábulos, de sons ocos (...) Eis porque a quase totalidade dos problemas filosóficos são problemas sem fundamento, problemas feitos de palavras a que nada corresponde além dessas palavras vazias, o homem tem arrastado ao longo dos séculos um entretenimento vão como as crianças nos seus jogos de faz-de-conta”

     Ferreira, Vergílio Para Sempre, Bertrand ed.10ª ed, 1996,  pg. 194-197 .
 

“Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo” 

“O mundo é a totalidade dos factos, não das coisas” 

“O sujeito não pertence ao mundo é um limite do mundo”

Wittgenstein 


Um comentário:

Luis Neves disse...

Parabéns, gostei muito do vosso Blog. Vim porque estou a ler a Aparição, e vi o video que postaram do Vergílio Ferreira e copiei para o Blog Leitura Partilhada http://leiturapartilhada.blogspot.com
Este mês de Maio no Blog LP estamos a escrever sobre este livro e sobre o autor Vergilio Ferreira.
Se quiserem conhecer ou acompanhar ou participar no Blog com os vossos textos, são bem recebidos os contributos.
Luis