(fotografia de Man Ray)
"Em “Class: A Guide Through the American Status System” de Paul Fussell, a hierarquização dos instrumentos no seio de uma orquestra é referida como exemplo da estratificação social e atribuição de classes. Diz o autor que a constituição de classes sociais para os instrumentos baseia-se tanto na dificuldade e grau de subtileza do instrumento como no prestígio que socialmente se lhes atribui. De um modo geral, refere, quanto mais baixas as notas produzidas por um instrumento mais baixa a classe a que pertencerá. Esta ideia é ilustrada com o exemplo da reacção social à frase “O meu filho anda a aprender flauta” em comparação com “O meu filho anda a aprender trombone”, realçando-se que esta última provocará no mínimo um sorriso divertido, inexistente no caso da primeira frase."
A posição do contrabaixo na estrutura hierárquica da Orquestra, uma hierarquia ditada pela sonoridade dos instrumentos, é mais uma das razões da frustração do contrabaixista de Süskind. No seu entender, para além de não se destacar musicalmente, o instrumento é ainda “arrumado” ao fundo do colectivo de executantes, pelo que dificilmente alguém notará o seu talento ou esforço (“A seguir a nós só mesmo os timbales!”).
(a partir de materiais cedidos pelas Visões Úteis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário