notícia | José Coutinho e Castro


notícia

a meio do caminho
deixou de haver caminho

antes
o cerco era branco
os sitiados respigavam negro
as masmorras tinham grades
os esbirros distinguiam-se das vítimas

porto, junho 1985

José Coutinho e Castro (in O tempo os lugares)


José Coutinho e Castro

Nasce em Mirandela, em Janeiro de 1935, de familiares oriundas de Viseu, onde decorre toda a sua infância e juventude.

Aos vinte anos muda-se para Coimbra onde frequenta a Faculdade de Direito. Mais tarde troca as leis pelas Letras e passa a frequentar o curso de Filologia Germânica.

Estuda em Hamburgo e daí transita para o Brasil onde lecciona Língua e Literatura Alemã, na Universidade de Araraquara, em São Paulo.

Em 1973 é assistente em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 1976 parte para a Universidade de Rostock( na antiga RDA), como Leitor de Português. Em 1980 defende a sua Tese de Doutoramento sobre Bertold Brecht, objecto de louvor por parte do júri. Regressa nesse ano a Portugal.

Convidado pela Universidade de Humbolt, regressa a Alemanha para leccionar em Berlim durante dois anos.

Lecciona na Escola Secundária Soares dos Reis e em várias outras Escolas do Porto.

À data da sua morte, em Dezembro de 1997, é professor de disciplinas respeitantes ao Cinema, no Instituto Politécnico do Porto.

Tradutor, ensaísta, poeta, crítico de cinema, de teatro e de pintura; colaborador das páginas literárias em jornais portugueses e estrangeiros; redactor da Revista Cinema; orientador dum Clube de Cinema; membro de júris de vários Festivais de Cinema, nacionais e internacionais, deixa inédita, ainda manuscrita, uma vasta produção literária (obra poética, relatos de viagens, artigos de imprensa). A sua obra prolonga-se após o seu desaparecimento na tese de doutoramento, a segunda, que, embora concluída, não chegou a defender... (biografia retirada daqui)




Nenhum comentário: