Arquitectura de Peso é um filme a propósito de 4 momentos arquitectónicos das obras públicas, que “projectaram” Portugal na Europa: O Centro Cultural de Belém - onde há 14 anos Portugal presidiu à CEE; o Parque das Nações - palco da Expo 98; (10) Estádios de Futebol - para o Euro 2004; e a Casa da Música - originalmente concebida para Porto Capital Europeia da Cultura 2001.
“Iconoclasta” para uns, “cine-poeta-provocador” para outros, Pêra filma compulsivamente no epicentro de uma improvisação burlesca (a partir de conceitos fornecidos pelo cineasta aos “actuadores”). Trabalha com todos os materiais (vídeo analógico e digital, super 8, 16mm, 35mm), promovendo a “consciência da superfície do ecrã”, o que resulta numa distanciação face às correntes que pretendem criar a ilusão da realidade através da sua “fiel reprodução”. À “verdade” opõe o “erro”.
Desde A Cidade de Cassiano que recusa escravizar o som à imagem, cruzando a nostalgia da película com a pós-produção vídeo/computador. Nos anos 2000, a montagem sono-plástica associa-se às emoções, quer no documentário (Movimentos Perpétuos) quer na ficção (Rio Turvo). Sem abdicar de uma reflexão sobre a realidade do seu país, o que torna a sua obra irredutivelmente portuguesa e de difícil tradução. Excepções como Who Is The Master Who Makes The Grass Green? apenas confirmam a regra. " (daqui)
Links: Edgar Pêra no Youtube
Entrevista a Carlos Vaz Marques - Pessoal e Transmissível (podcast)
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