Curiosidades (ainda o Carnaval)



Terá sido na noite de 21 de Fevereiro de 1871, que o Barão do Salgueiro organizou um baile de Carnaval em sua casa, no Palácio do Terreiro, em Leiria, e ao qual Eça compareceu, despudoradamente, vestido de Cupido, com um fato de malha muito justo, com aljavas cheias de setas e com asas de cambraia. Depois de ter dançado uma quadrilha com a baronesa de Salgueiros, ousou persegui-la para fora dos salões entrando numa das divisões íntimas da residência. O par foi encontrado abraçado pelo cocheiro da casa e Eça acabou a ser lançado, violentamente, para fora de casa, pela escadaria abaixo. Quando chegou a casa, a coxear e com o fato todo esfarrapado disse ao seu amigo Júlio Teles: “Consummatum est – olha sou um Cupido desasado!”. Este episódio está retratado em Os Maias... (daqui)

" Eça de Queiroz também teve em Leiria as suas  leves aventuras de amor. . . E como não seria assim se nas veias lhe estufava e fervia o sangue juvenil dos vinte e cinco anos? Vou citar, ao acaso, um desses lances. Uma noite, num baile de Carnaval para que fora convidado, envergou o seu belo fato de Tirolês e apareceu, deslumbrante, no salão da dança ; não sei, porém, se por equivoco — por fácil  distracção talvez ... — foi surpreendido, daí a pouco, num quarto da casa, no momento em que, num ímpeto de apaixonado, abraçava amorosamente a dama dos seus suspiros. Não foi de paz o que se seguiu... Basta dizer que Eça de Queiroz, expulso daquele lugar de delícias, como Adão o fora do Éden, fugiu para casa, despiu o disfarce rasgado encafuou-se na cama, enviando logo uma carta urgente ao amigo com quem mais convivia, em que rogava que viesse falar-lhe sem demora.
— Que foi?. . . Que sucedeu?. . . — exclamou este, inquieto, quando entrou.
Consummatum est ! . . . — respondeu Eça, desalentado e abatido. — Sou um Cupido desasado... e com as setas partidas!
Quem tiver lido Os Maias, encontrará lembranças deste episódio verídico no capítulo YIII do volume I, onde o romancista, com deliciosa graça, dá conta da expulsão do João da Ega, esplendidamente  vestido de Mefistófeles, do baile de máscaras em casa dos Cohens, onde também havia uma dama vestida de Tirolesa. Confronte-se . . ."

[daqui   ANTÓNIO CABRAL, EÇA DE QUEIROZ : A sua vida e a sua obra. Cartas e' documentos inéditos., Livrarias Aillaud e Bertrand, PARIS - LISBOA, Livraria Francisco Alves
RIO DE JANEIRO, I916]


Caricatura de Eça de Queirós no Carnaval de 1871. Autor: Tiago Santos (Abcissa H)

Nenhum comentário: