O sonhador, de Ian McEwan (Joana Dias)


Ian McEwan,  autor do livro O  sonhador, nasceu a 21 de Junho de 1948, em Aldershot, Inglaterra.
É um Romancista, contista e roteirista, é considerado um dos grandes nomes da ficção britânica contemporânea. É conhecido pela inventividade com as palavras e pelo gosto de usar a mecânica dos thrillers como crítica social. Ao longo de sua carreira foi indicado diversas vezes para receber o Booker Prize, o mais prestigiado prémio literário britânico, o que veio a ocorrer em 1998 com o livro Amsterdam (Rocco, 1999). Publicou mais de uma dúzia de livros, boa parte deles traduzidos para o português, como por exemplo: A criança no tempo (em 1998); O sonhador (em 1999); Amor para sempre (em 1999), entre outros. Além de romances e contos também faz guiões para filmes.

    Em O Sonhador  o herói é Peter; um rapaz de 10anos cujo nome é Peter. Este rapaz sonha muito, não apenas enquanto dorme, também acordado, qualquer coisa lhe da imaginação suficiente para arranjar sarilhos. Peter era apenas um miúdo como todos os outros, mas que ninguém entendia o facto de  sonhar como se fosse realidade. Falarei de capítulo a capítulo, como forma de ficarem a conhecer melhor este livro.
     No 1ºcapítulo, Peter imagina-se a lutar com as bonecas, 'feias' como ele as chamava, as bonecas eram da sua irmã, e Peter foi apanhado pela irmã a brincar com elas, quando Peter pensava que estava a ser atacado.
No 2ºcapítulo, Peter imagina-se a sair do seu corpo e a entrar no corpo do seu gato. Peter imagina-se portanto a trocar de corpo com o seu gato e a  lutar por território de jardim com outros gatos.
    No 3º Capítulo,  ele imagina-se a descobrir, na gaveta de sua casa, um creme de desaparecer, pensando ser verdade. Os seus pais e sua irmã estavam a apanhar sol no jardim quando Peter, contente pela sua descoberta, passa esse mesmo creme pelos seus pais, e pela sua irmã. Acabando por serem eles a desaparecer.  Peter, pensando   que  está sozinho para sempre, arruma a casa, deitando ao lixo tudo aquilo de que não gostava o que lhe acabou por trazer bastantes sarilhos.
No 4ºcapítulo, onde o que aconteceu não foi um sonho, trata-se da altura em que Peter decide confrontar o rufião da escola, humilhando-o perante toda a escola quando esse mesmo rufião tentou roubar a maçã de Peter, no fim Peter torna-se amigo do rufião depois daquela tal humilhação.
No 5º Capítulo, o bairro de Peter estava sobre uma vaga de  assaltos e ele decidiu que quando esse ladrão fosse a sua casa, ele mesmo se encarregaria de o apanhar em flagrante. Descobriu que a assaltante era a sua vizinha, velha e má, que fingiu  ter sofrido um assalto para não levantar suspeitas.
     No 6º Capítulo, a tia de Peter teve de ir passar uns tempos a sua casa e levou o seu querido bebé.  Peter não se dava bem com o bebé,  já a sua irmã  Kate o adorava. Kate estava numa dessas tardes a brincar aos mágicos e acabou por provocar com a sua magia uma troca de corpo, entre Peter e o bebé, de modo a   entender o que o bebé pretendia. Acabou abraçando o bebé.
    No último capítulo, mas não menos importante,   Peter sente uma atracção por uma rapariga irmã de um seu amigo. Nas férias eles estão sempre juntos, o que contribuiu para essa atracção. Peter  um dia acorda adulto, e beija-a. No dia seguinte tem de novo com 10 anos.  Ele lembra-se do beijo, mas quando olha para ela, ela apenas sorri. E assim, com um final  indeterminado, acaba este conto.   

Nenhum comentário: