Vicente ou a rendição de DEUS



Amanhã, temos o 1.º ensaio conjunto com  as Corujas Trovadoras.  Trata-se da primeira produção conjunta entre as duas turmas. O texto escolhido é  Vicente de Miguel Torga.  

Porquê Vicente? 
Porque Vicente é uma lição de liberdade e de integridade.Entre a obediência cega a Deus e a obediência à sua vontade, Vicente escolheu - assumindo os riscos - a fidelidade à sua vontade inabalável de ser livre. 

Porque Vicente preferiu o risco, ao conforto manso e amorfo da barca, ganhando assim a admiração dos outros que não ousaram desafiar um Deus castigador.

Porque Vicente  é um corpo a corpo entre o Criador e a Criatura. Duas forças, duas vontades. Os da Arca podem apenas, qual coro grego, comentar, lamentar, sofrer por e com Vicente, nada mais.

Porque Vicente desafia Deus e assume o desafio, mas sempre com as garras numa nesga de Terra.  

Porque Vicente é um desafio consciente e ponderado. 

Porque Vicente não é como  Ícaro, pois não ambiciona o CÉU, não é desmesurado, deslumbrado:  Vicente apenas  quer  cumprir(-se) numa nesga de Terra.  

Porque a Escola nos deve ajudar a ser Vicentes, a pensar por nós e a criar a nossa autonomia.


"Mas em breve se tornou evidente que o Senhor ia ceder. Que nada podia contra àquela vontade inabalável de ser livre. Que, para salvar a sua própria obra, fechava, melancolicamente, as comportas do céu."
  

Nenhum comentário: