O problema de ser norte, de Filipa Leal, por Juliana Monteiro


O Problema de Ser Norte é um pequeno livro de poesia da autoria de Filipa Leal. Trata-se de um livro que revela uma sensibilidade extrema, uma imensa delicadeza. Nenhuma palavra é escolhida ao acaso: todas são pensadas e pesadas. São poemas que nos falam dos medos da vida, da tristeza, da felicidade, do amor. Só em “Traindo o poema” é que a poeta nos toca as questões mais banais, mais domésticas.


Traindo o poema

Juro: eu tinha prometido não escrever
este poema. Não gosto de supermercados
nem de poetas de supermercado, mas hoje enchi
a casa de manteiga e não pude evitar uma sensação
de metáfora, uma ironia a escorregar-me nos dedos
como anúncio de contemporaneidade. Juro: eu não preciso
de tantas embalagens, nem preciso deste poema,
mas há tantos dias que não posso tomar o pequeno-almoço
na minha casa sem manteiga, sem poema, que hoje enchi-me
de coragem para tudo isto.
E juro: apesar da traição, sinto-me hoje mais
contemporânea
do que nunca.

Filipa Leal

Nenhum comentário: