



A livraria Selexyz Dominicanen foi instalada na uma antiga igreja preservando a arquitectura original, tanto externamente como internamente.
O local é uma antiga igreja Dominicana de 800 anos de idade, e esta livraria diz que possui o maior acervo de livros em inglês em Maastricht, uma das mais velhas cidades do país. Um dos principais desafios aos arquitetos Merkx + Girod foi manter a fidelidade do charme presente ali naquele local e também obtendo amplo espaço comercial, visto que a igreja tem uma área em planta de apenas 750m2, e a área requerida era de 1200m2, sendo assim a proposta foi de usar do grande pé direito ali presente, criando em estruturas metálicas, os pavimentos de livros e grandes estantes que abrigariam a literatura ali a venda. O acesso a estes níveis se dá por meio de escadas e elevadores, levando os clientes aos ‘céus”.
«Varina» é o título da instalação criada pela artista Joana Vasconcelos no âmbito do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
«É uma homenagem às mulheres do povo e cria uma dinâmica de intercâmbio com a paisagem envolvente, redefinindo e estimulando as tradicionais relações entre a arte e o tecido social, em clara comunhão com o espectro paisagístico - arquitectónico e natural - envolvente», afirmou à Agência Lusa Joana Vasconcelos.
A colcha com 35 por 15 metros pretende afirmar a vocação metropolitana do Imaginarius, que decorreu em Maio. (IOL Diário)
|