Consultório Sentimental | Oficina de Escrita

(respostas ao desafio Consultório Sentimental)


Minha cara Teresa,

Sei o quanto amas Simão e sei, por isso, que te custará muito aceitar a vontade de teu pai, porém ele sabe o que é melhor para ti. Apesar de te amar, se lhe desobedeceres, deixará de te considerar sua filha. É isso que desejas? Já pensaste no que as pessoas vão dizer? Já pensaste na tua família, que ficará marcada para sempre?
O teu primo parece-me ser um bom homem, saberá amar-te da melhor maneira e se o permitires far-te-á feliz.
Simão ficará magoado e talvez duvide do amor que sentes. Sei que vai ser difícil, mas se fores forte, tu ficarás de bem com a tua família e ele com a dele. Eu sei que és forte Teresa, será o melhor: teu pai ficará feliz; o coração de teu primo encher-se-á de felicidade e Simão escolherá um bom caminho.
Espero que sigas o meu conselho. Quero o melhor para ti.

Um beijo da menina “Juliana” coração
Cara Teresa,

Percebo pela tua carta que te encontras num grande dilema: por uma lado o amor da tua vida, por outro a tua família. Diz-me a minha vasta experiência, que o melhor que tens a fazer é seguir os conselhos de teu pai. Hoje podes não compreender, mas quando fores mãe, percebe-lo-ás. Aliás, nada sabes desse rapaz que te roubou o coração. Será que os interesses dele são honestos, não procurará ele apenas o teu dote?
Confia em teu pai. Ninguém te ama como ele. Serás feliz com teu primo, tenho a certeza.

Menina “Tiago” Coração

Minha querida Teresa,

Nem sempre podemos ter o que desejamos. Teu pai ama-te e quer o melhor para ti, porém o amor que sentes é tão puro, tão verdadeiro e tão único, que não deve ser sacrificado. Vive-o.
Vai ser difícil enfrentar o teu pai e toda a sociedade, pois deves respeito e obediência a teu pai, mas lembra-te que terás sempre Simão a teu lado. Não te adiantará de nada explicares a teu pai as mil razões que o amor tem: ele agora não vai entender. De nada te adiantará implorares que te entenda. Terás de fugir para bem longe e confiar na sorte e no destino!
Nunca te esqueças que é a voz do teu que deves ouvir: ela inicar-te-á o caminho que te fará feliz.

Com muito amor da tua menina “Juliana” Coração

Cara menina Teresa,

Tens o dever de obedecer a teu pai. Serás infeliz, mas honrarás a tua família. Mas não é este o meu conselho: luta por quem amas. É verdade que o teu pai se preocupa contigo, mas a felicidade que ele quer para ti, não é a que tu queres. Se amas esse rapaz, luta pela tua felicidade.

Menina “Gabriella” Coração

Cara Teresa,

Como sua amiga e conselheira, digo-vos, que em meu mais sincero parecer, a menina é demasiado nova, para desobedecer a vosso querido paizinho. Seria uma loucura completa, pois a sua família iria ser enlameada pela sociedade. O pai daquele que diz amar, iria atacar a sua família. Além de que deve pensar que seu pai apenas quer o seu bem.
Menina Teresa, pense bem nas consequências da sua decisão.

Menina “Bruna” Coração

Cara menina Teresa:

Quando o assunto são amores proibidos, a minha opinião é que deve fazer a vontade a seu pai. Caso desrespeite a vontade de seu pai, desonrará a família e todos a verão como uma leviana.
Menina “Joana” Coração
Cara menina Teresa:

O amor está sempre acima de tudo e vence todos os obstáculos. Siga o seu coração. Não a aconselho a sair de casa de seu pai, pois isso será pior. Converse bastante com ele, amacie-lhe o coração. Seguramente, vai conseguir atingir os seus propósitos.
Menina “Gabriela” Coração

Cara menina Teresa:

Teresa: é com total e sincera amizade que a apoio no seu infortúnio, porém, e após analisar, atentamente, a sua carta parece-me que o mais acertado será casar com quem for do agrado de vosso pai. Depois, aguardai que vosso marido sucumba e aí sois livre para casar com quem vos aprouver.
Menina “Rui” Coração

Querida Teresa,
Pelo que percebi, no teu e-mail, o teu pai quer proibir-te de alcançar a felicidade. Nunca te direi para cederes às suas ideias: ele tem de entender que para além de não ter o direito de te proibir de namorares com Simão, tu não tens de te privar do que quer que seja, só para salvar a honra da família.
Já não és nenhuma criança, Teresa! Pensa pela tua cabeça, mas nem penses em casar com teu primo. Seria um erro. Se precisares de ajuda, conta comigo para te ajudar a fugir.


Menina “Bruna” Coração

Cara leitora,
A meu ver, um amor nunca deve ser proibido, pois isso acaba por ser uma tentação ainda maior. Acho que, se acredita nesse amor, deve lutar por ele. Faça seu pai compreender que ele não pode interferir na sua escolha.
Procure falar com ele, calmamente. Pode ser que ele compreenda,
Com os melhores cumprimentos,
Menina “Joana” Coração
Cara menina Teresa:
A partir do que acabo de ler, presumo que o seu pai seja um homem severo, frio e sem sentimentos, que não percebe o coração apaixonado de uma menina. Só pensa nele e na felicidade dele. Aconselho-a a sair, de imediato, de casa de seu pai. Fuja com o seu amor e seja feliz, pois seu pai não a entende! O amor supera todos os obstáculos.
Menina “Gabriela” Coração

Teresa, miúda, mas tua ainda ligas ao cota do teu pai? Chavala, manda o teu pai e o teu primo ver se tu estás on-line. Já ninguém casa com primos. Começa a sair com o teu vizinho, diverte-te e não te esqueças da
Menina “Rui” Coração


Teresa, ao ler a tua carta fiquei seriamente preocupada. Casar com um primo?! Não estamos em tempo disso!
O melhor é denunciares o teu pai à polícia, pois estás a ser vítima de violência. Não podes viver assim. Depois de deixares de viver com ele, podes construir a tua felicidade.
Menina “Tiago” Coração


Minha amiga, recebi ontem o teu sms e reli-a várias vezes. É inacreditável a forma como teu pai te trata. Sai de casa, junta-te a Simão e sê feliz.
Menina “Gabriella” Coração

Nenhum comentário: