CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO


CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

1. Classificações em números inteiros As classificações a atribuir às respostas dos examinandos são obrigatoriamente expressas em números inteiros. 2. Itens de resposta aberta curta e itens de resposta extensa orientada
• O afastamento integral dos aspectos de conteúdo relativos a cada um dos itens implica que a resposta seja classificada com zero (0) pontos.
• Nos casos em que a classificação referente aos aspectos de conteúdo seja igual ou inferior a um terço do previsto para este critério, a cotação a atribuir aos aspectos de organização e correcção linguística será a que consta da tabela que se segue, aplicando-se, sobre qualquer um dos valores apresentados na coluna respectiva, os eventuais descontos relativos aos factores de desvalorização no domínio da correcção linguística.

Se, da aplicação dos factores de desvalorização, no domínio da correcção linguística, resultar uma classificação inferior a zero (0) pontos, é atribuída aos aspectos de organização e correcção linguística a classificação de zero (0) pontos.

Sempre que o examinando não respeitar os limites relativos ao número de palavras indicados no item, o professor classificador deve descontar um (1) ponto por cada palavra, a mais ou a menos, até ao máximo de cinco (1 × 5) pontos, depois de aplicados todos os critérios definidos para o item.

• Nos casos em que, da aplicação deste factor de desvalorização, resultar uma classificação inferior a zero (0) pontos, é atribuída à resposta a esse item a classificação de zero (0) pontos.

Cotação - Classificação dos aspectos de conteúdo - Cotação a atribuir aos aspectos de organização e correcção linguística

30 pontos 1 a 6 pontos 4 pontos
25 pontos 1 a 5 pontos 3 pontos
20 pontos 1 a 4 pontos 3 pontos
15 pontos 1 a 3 pontos 3 pontos

• Sempre que, ao responder a um item, o examinando elaborar mais do que uma resposta, não assinalando inequivocamente a(s) que não deve(m) ser avaliada(s), o professor classificador deve proceder apenas à classificação da resposta apresentada em primeiro lugar.

3. Factores de desvalorização no domínio da correcção linguística

Itens de resposta aberta orientada

• Por cada erro de sintaxe ou de impropriedade lexical, são descontados dois (2) pontos.


• Por cada erro inequívoco de pontuação ou por cada erro de ortografia (incluindo erros de acentuação e erros de utilização de letra maiúscula), é descontado um (1) ponto. Por cada erro de ortografia repetido ao longo da prova (incluindo erros de acentuação e usos não convencionais de letra maiúscula), apenas é descontada uma ocorrência. Os descontos por erro de utilização de letra maiúscula são efectuados até ao máximo de 5 (cinco) pontos na totalidade da prova.

• Por cada erro de citação de texto (uso indevido ou não uso de aspas, ausência de indicador(es) de corte de texto, etc.) ou de título de uma obra (ausência de sublinhado ou não uso de aspas, etc.), é descontado um (1) ponto. Os descontos por erro de citação de texto ou de título de uma obra são efectuados até ao máximo de cinco (5) pontos na totalidade da prova.

• Os descontos por aplicação dos factores de desvalorização, no domínio da correcção linguística, são efectuados até aos limites das pontuações indicadas para esse critério.

4. Explicitação de cenários de resposta

Os cenários de resposta que se apresentam consideram-se orientações gerais, tendo em vista uma
aferição de critérios. Deve, por isso, ser classificada, em igualdade de circunstâncias com respostas compreendidas nos cenários fornecidos, qualquer interpretação que, não coincidindo com as linhas de leitura apresentadas, seja julgada válida pelo professor classificador.


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