Ponto-a-ponto das resenhas

"O crítico tem de estar preparado para compreender o alcance da obra e não destruí-la só porque não está de acordo com os seus padrões de expectativa." (pg.36)





"Para escrever resenhas - ou qualquer outra coisa- não é preciso apenas saber escrever. É imprescindível saber pensar. Uma boa resenha é, em resumo, um exercício de reflexão, unindo uma boa escolha de vocabulário a um estilo articulado. Eis o resumo com alguns ingredientes que ajudam a montar a receita de uma crítica bem sucedida:
  • Ler o livro integralmente (resenhas feitas por quem não leu o livro são flagrantemente superficiais).
  • Mostrar a riqueza de vocabulário (evitar repetir palavras, sobretudo adjectivos).
  • Evitar excesso de adjectivos.
  • Restringir ao máximo o número de quês.
  • Manter a harmonia de tom: nem tão coloquial, que pareça linguagem falada, nem tão formal, que dificulte a compreensão do leitor.
  • Preparar um texto articulado sem os nós que dificultam a compreensão: a comunicação não pode ser truncada.
  • Evitar parágrafos longos demais.
  • Ter concisão e objectividade (fuja de longas introduções e de longas conclusões)
  • Pesquisar a obra do autor e a sua cadeia evolutiva.
  • Evitar o tom subjectivo.
  • Incrementar o diálogo do texto com outros textos. A resenha de um livro nunca deve abordar apenas um livro, pois as obras dialogam entre si no tempo e no espaço."
Ninam Claúdia, Literatura nos Jornais - a crítica literária dos rodapés às resenhas, Summus editorial, São Paulo, 2007. (pg. 59-60)

Um comentário:

azuki disse...

Vem este post mesmo a propósito, já que vivemos tempos em que toda a gente parece ser especialista em tudo! De tudo se dá opinião, mesmo sem se conhecer a fundo a matéria e, sobretudo, sem se reflectir. Contra mim falo, pelo que tenho sempre a preocupação de fazer a leitura de cada livro proposto no LP até ao mês anterior. Nem sempre o consigo… hei-de replicar este post no LP, pode ser?

Beijinhos