O amor é um tema da lírica camoniana. Partindo da sua experiência de leitor, redija um texto, entre cem e duzentas palavras, em que registe as suas impressões de leitura, relativamente à temática do amor na poesia de Camões.
Camões foi um poeta do amor, tendo cantado de várias maneiras. Na sua lírica ora tratou o amor de uma forma mais espiritual, ora se deixou seduzir pelo amor carnal.
Porventura, o seu verso mais conhecido é “amor é fogo que arde sem se ver”, aí, o poeta espelha na perfeição os efeitos contraditórios do amor. Se por um lado, de acordo com o Renascimento, louva uma amor espiritual, isto é, uma veneração pela mulher amada; por outro lado há, nesta poética, uma desejo amoroso incontido (amor carnal).
Ao amor espiritual corresponde uma mulher próxima da Laura de Petrarca, loira, olhos claros, tez branca e rosada, lábios vermelhos, sorriso distante, inacessível. Porém, Camões, por vezes, canta um amor carnal – “Pede o desejo dama que vos veja”- onde demonstra que o corpo dele quer mais do que apenas a contemplação. A mulher que lhe desperta este sentimento / desejo tem o seu ideal na deusa do Amor e da sensualidade: Vénus.
Quase seis séculos depois, são ainda os versos de Camões que evocamos quando nos queremos referir a este sentimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário